28/11/2023 - SG e novas chefias das unidades do MPF discutem avanços e prioridades da instituição
Com o objetivo de intensificar o diálogo com os gestores das unidades do MPF, a Secretaria-Geral promoveu o Encontro de Procuradoras e Procuradores-Chefes nesta segunda-feira (27), em seguida à cerimônia de posse. Durante o evento, realizado no auditório do Conselho Superior do MPF (CSMPF), os secretários nacionais apresentaram as prioridades da Administração e responderam às perguntas dos procuradores-chefes do biênio 2023-2025, que entram em exercício na próxima sexta-feira (1º).
A reunião foi aberta pela procuradora-geral da República, Elizeta Ramos e conduzida pela secretária-geral, Eliana Torelly. A SG falou da importância da integração do grupo de gestores para resoluções de várias questões locais e nacionais. "Os novos procuradores-chefes vão perceber que temos um diálogo muito bom e trocamos sempre experiências. Nosso canal de conversas, inclusive, é muito resolutivo", exemplificou.
Conheça as prioridades das Secretarias Nacionais:
A secretária de Gestão de Pessoas, Isabela Vidigal, foi a primeira a apresentar-se e destacou a criação da Assessoria Integrada de Gestão de Pessoas, que possibilitou maior suporte às unidades nas questões operacionais de membros e servidores;
A secretária de Planejamento, Orçamento e Contabilidade, Ionara Cruz, expôs a evolução orçamentária do MPF desde 2019, citando a política de saldo zero e o reforço de cerca de R$1 bilhão recuperados junto ao TCU. Além disso, reiterou pedido para que as unidades utilizem o sistema Cosmos, unificado com o Ministério Público da União (MPU).
As prioridades da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação foram apresentadas pelo secretário, Darlan Airton Dias. Os destaques investimentos e intervenções efetivadas no Sistema Único, novo contrato de rede, centralização da infraestrutura, além da ampliação em segurança da informação, e outras aquisições.
O secretário de Segurança Institucional, Marcos Ferreira dos Santos, destacou a importância da capacitação de membros e agentes de polícia do MPU para a padronização de procedimentos e técnicas de segurança no MPF. Ele informou que cerca de 5 mil membros e servidores fizeram algum tipo de curso da SSIN desde 2019;
A secretária de Comunicação Social, Dione Tiago, apresentou os principais resultados da nacionalização da área, com a criação do Sistema Nacional de Comunicação (Sinacom), como aumento nos acessos ao Canal MPF no Youtube, no total de demandas atendidas e fortalecimento dos núcleos de redes sociais e acessibilidade. Também foram apresentados desafios a serem vencidos pelo Sinacom.
A apresentação do secretário de Administração, Djalma Leandro Junior, enfatizou as boas práticas como as contratações nacionais. O gestor citou que, apenas em 2023, foram 72 contratações compartilhadas. Além disso, o SA citou os esforços para adequação do MPF à Nova Lei de Licitações e Contratos. A expectativa da área é que no próximo ano a instituição já esteja completamente alinhada à nova legislação;
A secretária adjunta Jurídica e de Documentação, Raquel Barnabé, detalhou os três pontos estratégicos da Sejud: gestão do Único, qualidade de dados e nacionalização. Ela ressaltou ainda que a avaliação do sistema Único teve melhoras concretas desde o início da medição e hoje está acima da nota pretendida;
em relação à gestão do Plan-Assiste, a secretária-geral, Eliana Torelly, registrou que o equilíbrio do programa de saúde foi uma das grandes conquistas da última gestão. “O Plan-Assiste tinha prazo para fechar e estava entrando em insolvência. Precisamos fazer profundas e complexas modificações no modelo de contribuição e agora estamos em situação confortável”, registrou. A diretora-geral do Plan-Assiste, Sônia Amaral, explicou o processo de unificação no âmbito do MPU, que levou cerca de três anos para ser concluído. Ela afirmou ainda que as próximas prioridades são melhoria da gestão do plano e aumento da rede credenciada.
Também participaram do encontro a secretária de Engenharia e Arquitetura, Patrícia Lara; o secretário de Serviços Integrados de Saúde, Juliano Brum; a consultora jurídica da SG, Denise Costa Recedive; e o secretário-executivo da SG, Cleuber Delano Lisboa.
Conheça os procuradores e procuradoras-chefes empossados aqui.