Perguntas Frequentes
A unificação tem como propósito o fortalecimento do Programa sob os aspectos técnico e de gestão.
Sob o aspecto técnico, ao se unificar as massas de beneficiários, então segregadas nas três estruturas administrativas dos ramos (MPF, MPT e MPM), obtêm-se aumento de escala e otimização da diluição dos riscos. Com a unificação, os resultados atuariais e econômico-financeiros tendem a apresentarem-se de forma mais uniforme, reduzindo oscilações expressivas e favorecendo o planejamento e a sustentabilidade a médio e longo prazos.
Sob o aspecto de gestão, uma estrutura unificada possibilita a padronização de rotinas e de processos de trabalho, favorecendo a implementação e o acompanhamento de controles, e assegurando maior qualidade na assistência ofertada pelo Programa.
A unificação do Plan-Assiste nos 26 estados brasileiros será realizada de maneira escalonada por região, conforme o cronograma abaixo:
Data | Atividade |
14/08/2023 | Unificação do Plan-Assiste nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e Brasília (esta última abarca as unidades então existentes na PR/DF, PRR 1ª Região, e ESMPU). |
04/09/2023 | Unificação do Plan-Assiste nas regiões Sul e Sudeste. |
A principal mudança diz respeito à criação de uma unidade do Plan-Asssite MPU, que atenderá indistintamente os beneficiários de todos os ramos. Veja abaixo:
Como era | Como ficará |
Antes, havia até 03 Gerências Regionais do Plan-Assiste no estado, com replicação de estruturas administrativas:
- Gerência Regional do Plan-Assiste MPF - Gerência Regional do Plan-Assiste MPT - Gerência Regional do Plan-Assiste MPM |
Uma única unidade do Plan-Assiste MPU no estado atenderá os beneficiários de todos os ramos. Para consultar o local de funcionamento e os canais para contato com a unidade do Plan-Assiste MPU no seu estado, clique aqui. |
Como era | Como ficará |
O cadastro era realizado na respectiva Gerência Regional do ramo: - Gerência Regional do Plan-Assiste MPF - Gerência Regional do Plan-Assiste MPT - Gerência Regional do Plan-Assiste MPM |
O cadastro de beneficiários titulares e seus respectivos dependentes será realizado pela unidade do Plan-Assiste MPU no estado, que atenderá indistintamente os beneficiários de todos os ramos. Para consultar o local de funcionamento e os canais para contato com a unidade do Plan-Assiste MPU no seu estado, clique aqui. |
Via de regra, as autorizações para sessões fisioterápicas ( pilates, hidroterapia, RPG), bem como para terapias ocupacionais, fonoaudiológicas e psicológicas são solicitadas pelos próprios prestadores por meio do sistema eletrônico disponibilizado pelo Plan-Assiste MPU.
Residualmente, alguns prestadores vinculados às associações médicas e paramédicas (AMHPDF, ASMEPRO, AMAI) solicitam que a autorização seja enviada pelo beneficiário. Somente nesses casos o beneficiário deverá solicitar a emissão da autorização por meio do Portal do Beneficiário. Após acessá-lo, selecione no menu à esquerda a opção "Autorização de Procedimentos". Depois disso, clique na funcionalidade "Solicitar Autorização":
Importante: Os tratamentos psicoterápicos deixaram de exigir perícia prévia.
Prazo para emissão da autorização: 3 dias úteis.
Via de regra, as autorizações para exames são solicitadas pelos próprios prestadores por meio do sistema eletrônico disponibilizado pelo Plan-Assiste MPU.
Residualmente, alguns prestadores vinculados às associações médicas e paramédicas (AMHPDF, ASMEPRO, AMAI) solicitam que a autorização seja enviada pelo beneficiário. Somente nesses casos o beneficiário deverá solicitar a emissão da autorização por meio do Portal do Beneficiário. Após acessá-lo, selecione no menu à esquerda a opção "Autorização de Procedimentos". Depois disso, clique na funcionalidade "Solicitar Autorização":
Prazo para emissão da autorização: 3 dias úteis.
O beneficiário deverá solicitar a emissão da autorização por meio do Portal do Beneficiário. Após acessá-lo, selecione no menu à esquerda a opção "Autorização de Procedimentos". Posteriormente, clique na funcionalidade "Solicitar Autorização". É necessário apresentar relatório médico, laudos de exames e informar o local de execução da cirurgia.
Prazo para emissão da autorização: 10 dias úteis.
O hospital credenciado é responsável por encaminhar a documentação e formalizar o pedido de autorização junto à Central de Atendimento do Plan-Assiste MPU, disponível por meio dos seguintes canais:
- 0800 591-5601
-WhatsApp: (27) 98125-8237 (exclusivo para recebimento de mensagens)
-E-mail: planassiste-atendimento@mpf.mp.br
Fique atento: o atendimento ao beneficiário deve ser prestado prontamente. O hospital é responsável por efetivar os trâmites necessários junto à Central de Atendimento.
O beneficiário deverá solicitar o reembolso de procedimentos realizados na modalidade livre escolha por meio do Portal do Beneficiário. Após acessá-lo, selecione no menu à esquerda a opção "Reembolso de procedimentos (Livre escolha)". Posteriormente, clique na funcionalidade "Solicitar Reembolso":
Para acompanhar o status de análise do pedido de reembolso, atente-se à coluna "Situação". Após a situação ser veiculada com o status "Autorizado", acompanhe o efetivo pagamento do reembolso na conta corrente cadastrada por meio do menu "Extrato de Reembolsos":
Os serviços de Atenção Domiciliar devem ser solicitados à unidade do Plan-Assiste MPU no estado, que atenderá indistintamente os beneficiários de todos os ramos. Para consultar o local de funcionamento e os canais para contato com a unidade do Plan-Assiste MPU no seu estado, clique aqui.